Sobre Nós

Sobre a FENACTUR

A Fenactur - Federação Nacional de Turismo, foi fundada em 08 de março de 1990, reunindo então, 10 Sindicatos de Empresas de Turismo de diversos Estados do Brasil e hoje, já com 23 Sindicatos, que representam aproximadamente 10000 Agências de Viagens.Trata-se de entidade sindical de segundo grau, constituída nos termos do artigo 571 da Consolidação das Leis do Trabalho. Realiza reuniões periódicas do seu Conselho Representativo, com a presença de autoridades e personalidades ligadas ao trade do turismo, dirigentes de empresas aéreas, etc, para tratar de assuntos de interesse da categoria, e cuidar de problemas e projetos da mais alta importância para o desenvolvimento do turismo brasileiro, quer receptivo, quer exportativo.

A Fenactur foi fundada com a finalidade de atuar em defesa dos interesses de seus filiados junto aos organismos oficiais e empresas do setor, com as quais comercializa o turismo, bem como lutar pela implantação, pelo governo, de medidas a favor do turismo interno, o que tem feito, com algum sucesso, contando com o permanente apoio de seus filiados.

O turismo é, hoje, uma das atividades mais viáveis para o Brasil retomar o seu crescimento econômico, e a importância dessa atividade para a geração de empregos, é incontestável. No mundo, de cada quinze pessoas que trabalham, uma é empregada em atividade ligada ao turismo. Mas para que tudo isto seja organizado e desenvolvido, é necessário que tenhamos entidades fortes, que realmente representem a categoria, com dirigentes que vivam os problemas do dia a dia e, através de um diálogo sadio, proponham soluções, tanto a nível regional, como a nível nacional.

Por força de preceito constitucional (artigo 8º inciso I da CLT), a personalidade jurídica de um Sindicato, Federação ou Confederação, só é adquirida com seu registro no órgão competente.A Fenactur tem sua personalidade jurídica e funciona, como centro de interesse dos sindicatos e de suas respectivas filiadas -as agências de viagens-. Está devidamente registrada nos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas; seu código de entidade sindical junto a Caixa Econômica Federal é o nº 002. 411.00000-0, e possui Registro Sindical expedido pelo Ministério do Trabalho, através da Secretaria de Relações do Trabalho, em 26 de março de 1996, com Despacho publicado no D.O.U. de 02/02/1996, Seção I, pg. 1721.

Algumas conquistas da Fenactur:
- a entidade, hoje, face o trabalho dos seus dirigentes e a conscientização da necessidade de união da categoria, dobrou o numero de associados existentes na época de sua fundação, e assim, exige agora, especial atenção no relacionamento entre todos os envolvidos;

- a Fenactur, uma entidade federada, pela primeira vez na história do SNEA - Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, tem ela assento nesse importante órgão, com direito a discussão e decisão;

- a Fenactur reivindicou e obteve, da Câmara Setorial de Turismo, do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, onde ela consta uma série de alterações na Legislação Brasileira, que ofereceu relativa a abertura do mercado turístico, na Área do Mercosul, que apresentou;

- a Fenactur, atendendo a necessidade de se integrar à globalização e à dinâmica do turismo internacional, solicitou e obteve seu ingresso na O M T - Organização Mundial de Turismo, com vistas, também, a desenvolver projetos, aplicando recursos da O M T e da Comunidade Européia;

- a Fenactur, atendendo justa reivindicação de sindicatos filiados e dos interesses do Agente de Viagem, se dispôs encaminhar à direção da COPET - Comissão Permanente de Turismo, proposta de sua reestruturação, absolutamente necessária;

A mão de obra do "trade", devido sua especialização, é muito diferenciada dos demais setores comerciais, daí ser necessário, ótimos funcionários, gabaritados profissionais, com expressivos salários, que correspondam perfeitamente ao que ganham e as expectativas dos seus patrões.

Com referencia à posição da Fenactur frente às políticas governamentais no setor turístico, esta é de entusiasmo, aplauso e ampla colaboração ao excelente trabalho desenvolvido por Caio Luiz de Carvalho, até então presidente da Embratur, posteriormente Ministro dos Esportes e Turismo, hoje o Ministro Valfrido dos Mares Guia como Ministro de Turismo, que já conseguiram elevar o número de turistas que visitam o Brasil, ao mais alto e expressivo ponto até hoje obtido, e está realmente implantando a descentralização dos métodos de gestão na organização, e investindo fortemente em Marketing e promoção, ao mesmo tempo vai terceirizando setores vitais e essenciais.

Uma prova disso deu a Embratur ao atribuiu a Fenactur, no estande do Brasil nas Feiras Internacionais no Exterior, a coordenação da sua operacionalização, com a parceria de importantes empresas brasileiras de turismo: operadoras, hotéis, órgãos Estaduais, empresas aéreas, etc.

O trabalho conjunto Embratur, Fenactur e parceiros do turismo nessas feiras, na própria avaliação da Governamental, foi importante para a divulgação do nosso turismo e para a consolidação da credibilidade brasileira, pois sempre, têm elas agido com o máximo de transparência.

2011© Copyright - FENACTUR Federação Nacional de Turismo. Todos os direitos reservados. Designed by TG,D